Saudação ao Professor Fernando Santana

No passado dia 21 de junho, o Professor Doutor Fernando Santana terminou o seu mandato como Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, cargo que desempenhou desde 2006, naquela que é a maior instituição de ensino superior fixada em Almada e da própria Universidade Nova de Lisboa.

Assumindo também funções de Presidente do UNINOVA - Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias e Presidente do Conselho de Administração do Madan Parque de Ciência, o Prof. Fernando Santana desenvolveu um amplo conjunto de iniciativas e projetos em parceria com a Câmara Municipal de Almada, realidade que permitiu uma aproximação do meio universitário ao tecido social e económico do Município de Almada, destacando-se entre muitos outros projetos, o Madan Parque, a Agência de Desenvolvimento Local Nova Almada Velha, a Agência Municipal de Energia, AGENEAL,

Em entrevista ao Boletim Municipal de julho/agosto de 2016, o Professor Fernando Santana sublinhava que a Almada “liga-me a estreita colaboração que a Faculdade tem com a nossa Câmara Municipal, uma aposta conjunta e determinada para a cidade ser cada vez mais universitária, com tudo o que isso implica para o tecido social e económico”.

No âmbito da atividade pedagógica que desenvolveu, o Prof. Fernando Santana assumiu a responsabilidade académica por diversas disciplinas, e desenvolveu paralelamente uma intensa atividade científica nas áreas de Engenharia do Ambiente e de Engenharia Sanitária. Do seu curriculum conta a referência à autoria e coautoria de diversas publicações científicas e técnicas, a orientação científica de 12 doutoramentos e 25 mestrados, e a participação em mais de 200 júris de provas académicas.

Participou e foi responsável ainda por diversos projetos de I&D nacionais e europeus, e coordenou vários projetos para entidades oficiais, entre as quais a Câmara Municipal de Almada nas áreas da sua formação científica específica de águas e de águas residuais, resíduos e impactes ambientais.

Em 2016, reconhecendo o importante contributo que o Professor Fernando Santana assegurou, ao longo dos seus mandatos enquanto Diretor da FCT ao desenvolvimento do Concelho de Almada, a Câmara Municipal decidiu por unanimidade atribuir a Medalha de Ouro da Cidade a este Insigne Cidadão, reconhecendo a notoriedade do desempenho nas suas funções e o seu elevado mérito social, cultural, cívico e científico.

Assim, a Assembleia Municipal de Almada reunida em Sessão Ordinária em 28 e 29 de junho de 2018, delibera:

1. Sublinhar a importância e significado que o trabalho de estreita cooperação institucional que foi possível construir e desenvolver, em diferentes áreas entre a Câmara Municipal de Almada e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, ao longo dos 12 anos em que o Professor Doutor Fernando Santana assumiu a Direção daquele Estabelecimento de Ensino Superior do Concelho de Almada.

2. Reconhecer os benefícios obtidos na melhoria da qualidade de vida dos Almadenses em diferentes domínios, fruto e resultado da mobilização do conhecimento científico em múltiplas áreas de intervenção municipal proporcionada pela referida cooperação institucional.

3. Saudar vivamente o Professor Doutor Fernando Santana, e expressar os mais vivos votos de êxito e felicidade pessoal na nova fase da vida que agora irá abraçar.

Almada, 28 de junho de 2018
O Grupo Municipal da CDU