UF Laranjeiro e Feijó - Tomada de Posse 2021/2025

INTERVENÇÃO TOMADA DE POSSE NA FREGUESIA DE LARANJEIRO E FEIJÓ

Caro Presidente da Assembleia Municipal de Almada

Caros Vereadores em representação da Sr.ª Presidente da Câmara Municipal de Almada

Convidados,

Caros Amigos,

Eleitos nos Órgãos Autárquicos que agora tomaram posse

e outros, aqui presentes, também eleitos para outros órgãos das autarquia no nosso Concelho

Em primeiro lugar uma saudação calorosa à população do Laranjeiro e Feijó e um agradecimento muito especial pela confiança em nós depositada para mais um mandato nesta União de Freguesias.

A todos os eleitos desejo um mandato correspondente ao que as populações esperam de nós e que a nossa relação seja a afirmação de um trabalho com sentido de missão, responsabilidade e compromisso.

Seguramente, todos aceitámos este desafio porque acreditamos qua a partir da proximidade conseguiremos melhores respostas para os problemas das populações, pois é no espaço de participação que encontramos oportunidades para desenvolvermos a nossa ação cívica.

Uma palavra para os trabalhadores da autarquia que estão connosco diariamente a contribuir para a execução do que nos propomos cumprir, garantindo a prestação de um serviço público que se quer cada vez mais reconhecido e valorizado pela sua importância no progresso efetivo das populações.

Como muitos sabem, nas Freguesias conseguimos ir para além das competências atribuídas. Não só realizamos o que a lei nos confere, como conseguimos reconhecer e envolver-nos em inúmeras ações e projetos da nossa comunidade nas suas mais distintas dimensões.

Por isso, daqui afirmamos que estamos disponíveis para assumir novas competências partindo sempre do princípio que estas permitem um melhor serviço público de proximidade com as populações e desde que estejam reunidas todas as condições materiais, financeiras e humanas para a sua execução com eficácia.

Estamos preparadas para continuar a trabalhar com as instituições de solidariedade, a comunidade educativa, o movimento associativo, os agentes económicos locais e com a população em geral para desenvolver as Freguesias de Laranjeiro e Feijó.

Connosco, haverá sempre um trabalho de proximidade com as populações na afirmação do poder local e no desenvolvimento de políticas de participação; na luta pela reposição das Freguesias de Laranjeiro e de Feijó; na exigência ao Governo e ao Município da requalificação do parque escolar; na melhoria das condições dos fogos de habitação social municipal; no melhoramento dos espaços de lazer;  no apoio ao Movimento Associativo Popular, agentes culturais e às instituições de solidariedade social; e na justa reivindicação pela construção do Centro de Saúde no Feijó.

Disse algumas vezes durante a fase de campanha eleitoral que “mesmo que algumas árvores queiram desviar o nosso rumo, não nos podemos perder na floresta da desilusão, da mentira e do caos. É na rua, no contacto com as populações, no esclarecimento com a verdade e a honestidade que nos caracteriza que vamos agarrar esta tarefa que temos nas mãos. São desafios que exigem muita responsabilidade e disponibilidade, mas que estamos em condições de aceitar. E vamos lado-a-lado com confiança e compromisso, ouvir, mas sobretudo fazer.

É a diferença entre o sonhar e o realizar. Um filme onde os atores somos nós, os verdadeiros protagonistas, aqueles que importam. E como nunca estamos sozinhos sabemos que podemos contar com todos para a afirmação desta caminhada.“

Disse e mantenho!

Viva o Laranjeiro!