UF Caparica e Trafaria - Tomada de Posse 2021/2025

UF Caparica e Trafaria - Tomada de Posse 2021/2025

Declaração política na 1ª Assembleia de Freguesia da Junta da União de Freguesias de Caparica e Trafaria

Antes da intervenção da CDU, cumprimento e agradecemos à Direcção da Escola Secundária do Monte de Caparica, na pessoa da Senhora Directora Isabel Santos, a cedência deste espaço para o nobre acto de instalação da Assembleia da nossa União de Freguesias.

Este é um espaço recentemente construído e que também poderá simbolizar o que deve de ser a proximidade dos autarcas às suas comunidades. O resultado de uma fugaz conversa e o entendimento sobre a necessidade e utilidade. Não sendo uma real competência da Junta de Freguesia, perante um pertinente pedido da escola, o anterior executivo entendeu e bem contribuir para a construção deste palco, cuja nossa presença aqui o torna numa mais-valia às nossas comunidades.

Senhor Presidente da Assembleia de Freguesia

Secretários da Mesa da Assembleia

Eleitos da Assembleia de Freguesia

Senhora Presidente de Junta de Freguesia

Membros do Executivo

Senhoras e Senhores Fregueses

Trabalhadoras e Trabalhadores da Junta da União de Freguesias da Caparica e Trafaria

 

Cumpre-nos no primeiro momento desta assembleia, parabenizar a força política mais votada nas eleições do passado dia 26 de setembro, com votos que possam cumprir com as suas propostas eleitorais, até a bem da moralização política de todos nós, em cumprimento das nossas tarefas politicas.

Sentimos nas ruas que as pessoas estão cansadas de promessas que não são cumpridas.

Saudamos todos aqueles que participaram nas campanhas de cada partido e em particular todos aqueles que foram eleitos para representar as populações.

Deixamos um cumprimento fraterno e solidário aos Caparicanos e Trafarienses que confiaram o seu voto na CDU com o compromisso que continuaremos a trabalhar para o progresso e melhor bem-estar de todos nós.

Os resultados exarados das últimas eleições trouxeram uma nova realidade, e será com esta realidade que teremos que encontrar respostas aos anseios e necessidades das populações.

Podemos extrapolar muitas realidades deste acto eleitoral. Procurar todas as justificações para os resultados que cada um obteve, mas a verdade democrática, é que aqui todos precisam de todos. Pelo bem das populações que representamos, espero e esperamos que haja a humildade do diálogo. Não passaremos cheques em branco a ninguém, mas também não seremos força de bloqueio. A nossa oposição será realizada sempre numa optica de interesse das populações.

Hoje temos um executivo de freguesia e um executivo camarário do Partido Socialista, o que desejamos, já para o presente é que haja uma real comunicação entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de Almada, algo que faltou e muito no mandato que agora finda. Que haja seriedade na negociação e implementação das transferências delegadas, este é um conselho se me permitem, de alguém que esteve no último executivo e sabe que nada disto se passou.

Os eleitos da CDU constituir-se-ão não só como uma força fiscalizadora da acção do executivo, mas acima de tudo como uma força de construção do progresso da nossa sociedade civil. Afirmaremos aqui, o que afirmámos ao longo da nossa campanha eleitoral, falar a verdade e esclarecer, olhando nos olhos de cada um. A nós poderão apontar muitos defeitos, mas nunca o de não andarmos de cabeça erguida. Esta será a nossa postura. Estaremos ao lado da população e dos trabalhadores desta União de Freguesias sempre numa perspectiva de diálogo e acção, de braço dado com as pessoas.

Continuaremos a lutar muito em particular

  • pelo restabelecimento funcional e integral do Centro de Saúde da Trafaria que hoje se encontra aberto por via da pandemia que nos assola
  • por melhores condições de trabalho dos nossos pescadores na Trafaria e Porto Brandão
  • Por um verdadeiro posto de correios na Trafaria e Monte de Caparica
  • Pela reabertura do balcão da Caixa Geral de Depósitos
  • Pelo reforço das carreiras fluviais na Trafaria e Porto Brandão
  • Pelo reforço das carreiras terrestres que servem a nossa freguesia
  • Pela criação de carreiras terrestres que sirvam as populações de Pêra, Funchalinho e Capuchos
  • Pela reabilitação dos parques desportivos
  • Pela reabilitação e criação de parques verdes e jardins infantis
  • Por mais apoios às nossas colectividades e instituições.

Senhoras e senhores eleitos, a CDU, reforça o anteriormente dito, estamos aqui para trabalhar com muita honra pelas 2940 pessoas que votaram na nossa força política e respeitando os resultados eleitorais, mostrar às restantes pessoas que o nosso programa eleitoral era o mais capaz.

Os eleitos pela CDU

Hélder Lopes

Sandra Bacalhau

Luís Barradas

Patrícia Brito

Fátima Cardoso

Mário Fernandes

João Balegas