Mata dos Medos - Defender o Ambiente

Defender o Ambiente
Mata dos Medos

"Para lá do discurso "verde" financiado e apoiado pelo Governo e por todos aqueles que lucram com a destruição do meio ambiente, a situação do País é marcada pela privatização de sectores como a água, a energia ou os resíduos e pela progressiva mercantilização da natureza. As consequências destas opções estão bem à vista: os ecossistemas destruídos e os corpos super explorados na produção intensiva são o sinal do quanto o lucro ganha terreno sob as nossas vidas.

Como nos dizem a Bianca, a Madalena e a Carolina, a crise climática não está nem pode ser dissociada da crise económica e social.

Ao mesmo tempo a abordagem do Governo às alterações climáticas caracteriza-se pela insuficiência e assenta na deslocalização de emissões em «soluções de mercado», ou a «fiscalidade verde», que revelaram já a sua ineficácia e perversidade.

Recusamos que a responsabilidade sistémica do grande capital seja transfigurada, qual areia para os olhos, em culpabilização individual. Sabemos, por isso, que a acção colectiva, na defesa das grandes questões, mas também a começar em cada situação concreta do contexto onde estamos envolvidos - como é disso exemplo a empenhada luta das populações em defesa da Mata dos Medos - será determinante!

E ao lado de todos estes que lutam, esteve, está e estará a CDU.

Porque para a CDU a mitigação e adaptação às alterações climáticas tem de estar enquadradas por na defesa do emprego, desenvolvimento e modernização do aparelho produtivo nacional e combate à dependência externa.

Porque para a CDU o ordenamento do território tem de estar voltado para o desenvolvimento e necessidades das populações.

Porque para a CDU a produção e consumo locais e o combate à obsolescência programada têm de ser prioridades.

A CDU transporta um projecto de futuro e recusa que o grande capital - o real responsável pelo actual estado do planeta - seja o mesmo a tirar, da sua cartola oportunista - proto soluções que têm como único objectivo manter inatacados os lucros e a exploração dos homens e dos recursos naturais.

A CDU quer um país coeso e equilibrado, que defenda interior e o mundo rural, assente na regionalização e no ordenamento do território e numa política ambiental que salvaguarde a natureza e o bem-estar!

É por tudo isto que dizemos que no próximo dia 30 de Janeiro, o voto decisivo para defender o meio ambiente, o voto verde, é CDU!"

--------------------------------------------------------
Segue a CDU Almada: